Alimentos Para a Saúde e Proteção dos Olhos

Um dos nossos sentidos mais importantes, infelizmente é também suscetível a algumas das condições mais degenerativas e pode facilmente ser comprometido por fatores externos, de acordo com o nosso estilo de vida. A falta de visão é muitas vezes percebida como sendo um efeito colateral natural do envelhecimento, mas há muitas formas de proteger os nossos olhos, garantindo uma melhor saúde por mais tempo. 

Parar de fumar, afastar-se da tela do computador e usar o tipo certo de óculos de sol (ou seja, as lentes que bloqueiam 99-100% de ambos os raios UVA e UVB) contribuirão para manter os nossos olhos seguros. No entanto, você sabia que uma dieta saudável, rica em certos tipos de nutrientes, também desempenha um papel importante na melhoria da nossa saúde ocular e prevenção da doença? Veja abaixo os nutrientes que farão a diferença na saúde dos seus olhos.

Frutas Vermelhas

saude para os olhos

As Frutas Vermelhas   – especialmente  mirtilos – são considerados os alimentos mais saudáveis ​​para os seus olhos, devido às elevadas quantidades de vitaminas A, C e E, além do zinco. Vamos por partes: a vitamina A é um poderoso antioxidante que impede a inflamação nos olhos, enquanto luta contra os radicais livres; vitamina C age contra a pressão intra-ocular (a pressão dentro do seu olho), que se não for controlada pode aumentar o potencial para o desenvolvimento de  glaucoma , a segunda causa mais comum de cegueira nos Estados Unidos, segundo um estudo feito por lá; vitamina E  pode ajudar a prevenir a formação de catarata, enquanto o zinco é um mineral poderoso que ajuda a proteger contra a cegueira noturna e, mais importante, a degeneração macular.

Os citrinos são outro aliado em sua luta contra a doença ocular por conter uma alta concentração de vitamina C. Não deixe de incluir diferentes tipos de Frutas Vermelhas e  Cítricas em sua alimentação regular, seus olhos ficarão extremamente agradecidos pelos benefícios que receberão.

Espinafre e Outras Folhas Verdes

alimentos para os olhos

Não importa qual a sua preferência alimentar ou dieta que esteja fazendo, não se esqueça de comer vegetais verdes. Folhas escuras como espinafre cozido e  couve contêm quantidades muito elevadas de luteína e zeaxantina, que comprovadamente reduzem o risco de doenças oculares crônicas, bem como a Degeneração Macular e Catarata . Embora os compostos encontrados em verduras não são tão facilmente absorvidos como os encontrados na gema de ovo, estes vegetais são uma ótima opção para obter os antioxidantes que os olhos precisam para ter uma boa saúde. Não se esqueça de cozinhar as verduras em azeite ou óleo de coco de boa qualidade para colher todos os benefícios!

A Gema do Ovo

alimentos para os olhos

 

Se você descartar regularmente gemas de ovos porque acredita que eles têm um efeito adverso sobre seus níveis de colesterol, pense de novo: de acordo com Paul Dougherty, diretor médico do Dougherty Laser Visão em Los Angeles, a gema é de fato uma fonte privilegiada de  luteína , um pigmento amarelado antioxidante que age como um filtro de luz azul e combate os radicais livres em conjunto com a zeaxantina . Combinado com o zinco também presente na gema de ovo, estes dois compostos podem ajudar a retardar  a degeneração macular relacionada com a idade , a principal causa de perda de visão em pessoas com mais de 65 anos de idade. para um melhor benefício, as gemas devem ser ingeridas cruas mas se você não tem estômago para isso, não se preocupe, embora seja verdade que as gemas cruas contêm mais luteína do que gemas cozidas, nossos corpos são perfeitamente capazes de absorver o antioxidante de outras fontes, tais como folhas verdes. Basta combinar esses ingredientes ricos em luteína com azeite ou óleo de coco para uma melhor absorção.

Salmão e Outros Peixes Gordos

alimento para os olhos

Salmão ,  Cavala ,  Atum  e  Anchovas  não são apenas peixes saborosos, eles são também ricos em ácidos gordos ómega-3 DHA, que é encontrado nas nossas retinas e é fundamental na prevenção da síndrome do olho seco , bem como diminuem drasticamente o risco de degeneração macular relacionada com a idade. Duas a quatro porções destes peixes deve ser suficiente para garantir a saúde dos olhos de volta. No entanto, se você não comer frutos do mar, pode obter um bom suprimento de DHA, através de suplementos de óleo de peixe ou suplementos vegetarianos contendo óleo de linhaça ou ainda óleo de semente de groselha.

Cenouras e Outros Vegetais de Cor Laranja

cenoura para os olhos

 

Enquanto  cenouras  e outros produtos que contém pigmentos desta coloração, como a abóborabatata-doce manga não fazem milagres e não irão reverter a visão ruim mas certamente podem ajudar a melhorar o estado geral de saúde dos olhos. Na verdade, essas frutas e verduras contêm luteína , a potência nutricional contida entre outros, em gemas de ovos e verduras,  beta-caroteno , substância que é convertido em  vitamina A  pelo organismo depois de ser ingerida. Como vimos, a vitamina A é extremamente benéfica para a saúde dos olhos, por isso não se esqueça de incluir várias fontes diferentes dela em sua dieta para um ótimo resultado.

6. Amêndoas

nozes

 

Amêndoas e, na verdade, muitos tipos diferentes de nozes, são ricos em vitamina E que, como vimos, tem comprovadamente a capacidade de retardar a degeneração macular e proteger os olhos contra a formação de catarata. Basta ingerir em um punhado de amêndoas por dia para obter cerca de metade de sua dose diária recomendada e complementar com frutas e outros alimentos ricos em vitamina E  para o bem de sua visão. Seus olhos agradecerão!

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