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A Importancia das Fibras na Alimentação

 

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A fibra é um dos principais ingredientes de uma alimentação saudável. Se o corpo não está recebendo as quantidades necessárias de fibra natural, a pessoa pode ter tendência a distúrbios, tais como prisão de ventre e até câncer de cólon. Para aqueles que pretendem ter um plano de alimentação saudável, a fibra é um dos elementos-chave para esse plano. Infelizmente muitas pessoas ainda não levam a sério a importância delas. Aqui você saberá os benefícios do consumo de alimentos ricos em fibras.

Fibras Combatem Doenças e Fazem Você Comer Menos

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Uma dieta que é rica em fibras pode ajudar a prevenir uma série de doenças, de constipação ao cancro do cólon. Comer uma dieta rica em fibras realmente ajuda o corpo a reduzir ou erradicar o mau colesterol e gorduras no aparelho digestivo. A fibra natural também pode ajudar a emagrecer. Alimentos ricos em fibras demoram mais tempo para serem mastigados e digeridos, fazendo a pessoa se sentir satisfeita comendo menos.

Alimentos Processados ​​Não Tem Adequado Teor de Fibra

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Nos dias de hoje onde se procura a praticidade, prateleiras de supermercado estão repletas de carnes processadas, lanches e outros alimentos. Eles também contêm grandes quantidades de adoçantes artificiais, aromatizantes e conservantes. Se você gosta de comer alimentos processados, é fundamental que aumente a sua ingestão de fibra, porque a maioria dos alimentos processados ​​tem pouquíssima quantidade delas.

Frutas, Legumes e Grãos Integrais São Excelentes Fontes de Fibras

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Frutas e vegetais são excelentes fontes de fibras alimentares, que na verdade é a matéria da planta. A fibra é, em grande parte, composta de celulose, o que ajuda o organismo na digestão. Os cereais integrais também são excelentes fontes de fibras alimentares. Ao cozinhar frutas e legumes, você não precisa se preocupar com o cozimento da fibra, porque ela permanece lá. A fibra encontrada na maioria das frutas e vegetais está não só no seu interior, como em sua casca que sempre que possível, deverá ser ingerida.

Qual é a Ingestão de Fibras Recomendada?

De acordo com nutricionistas, consumir  a quantidade certa de fibra é muito fácil. Tudo que você precisa fazer é comer os alimentos certos mas sem exagero, e você estará obtendo a quantidade adequada de fibras alimentares. No entanto, se você consumir mais de 50 gramas de fibra por dia, pode ter diarréia ou inchaço abdominal, e também pode dificultar a absorção do corpo de outros minerais essenciais. As crianças com mais de dois anos também precisam ter a sua ingestão diária de fibras, sejam de frutas, legumes e cereais matinais.

Entre as melhores fontes de fibras alimentares estão o feijão e legumes, farelo de cereais, frutas secas, milho, framboesas e morangos, trigo integral, brócolis, ameixas, peras, maçãs, batatas, passas e ameixas secas, alface verde escura, espinafre, couve , nozes, cerejas, cenoura, banana, coco e couves de bruxelas e muito mais. Não é difícil ver os benefícios da incorporação de fibras em sua dieta diária. Tudo que você precisa garantir é que você consuma estes alimentos regularmente nas suas refeições.

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Sobre Roberto Wagner

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